terça-feira, 22 de setembro de 2009

Transposição didática_ TP2 Unidade 8

As atividades desenvolvidas tinham por objetivo:
  1. interpretação de dados a partir de um gráfico circular ou " gráfico de pizza";
  2. favorecer a conexão entre valores percentuais e fracionários;
  3. construção de gráfico circular através do compasso e por dobraduras;
  4. identificar frações, graus e porcentagem em um gráfico circular sem o uso do tranferidor.
A situação-problema apresentada envolvia dados probabilísticos, conforme o tema trabalhado nesta unidade. A partir de então, foi promovida uma discussão para esclarecimento dos dados apresentados. Pode-se perceber uma maior facilidade dos alunos em compreenderem os dados como partes de um todo, pois conseguiram visualizar o círculo como um inteiro. O conceito foi reforçado quando os alunos trabalharam com cálculos envolvendo porcentagens e frações e suas correspondências ( em graus ) no gráfico circular. Esses cálculos puderam ser trabalhados mentalmente através das dobraduras no gráfico circular que eles reproduziram no papel.

3 comentários: