domingo, 20 de setembro de 2009

Sessão coletiva 2_Geometria fractal

" O mundo que nos cerca é caótico mas podemos tentar limitá-lo no computador. A geometria fractal é uma imagem muito versátil que nos ajuda a lidar com os fenômenos caóticos e imprevisíveis." Benoîlt Mandelbrot

A segunda parte da nossa oficina foi recreativa, já que pegamos pesado na primeira parte onde "queimamos" alguns neurônios em nossos cálculos, não é mesmo professores ? Esta atividade envolveu a geometria , arte, recortes, pintura, frações e porcentagem. E os professores puderam confeccionar um lindo cartão ! Na verdade, esta atividade propiciou aos professores conhecerem um pouco sobre a Geometria dos Fractais. E ficaram encantados com a beleza do objeto de arte que confeccionaram. Ao final da atividade , lemos um pouco a respeito do tema e vimos alguns belos trabalhos também!

O que é um fractal ?
Hoje existem diferentes definições para o termo " fractal ". Contudo, todas estão fundadas pela noção introduzida, primeiramente, por Benoît Mandelbrot. Segundo ele, a palavra "fractal" foi cunhada a partir do adjetivo em latim "fractus", que pode significar tanto "quebrado" , "partido", como também "irregular". Os fractais são constituídos por formas geométricas abstratas formadas a partir de padrões complexos repetidos infinitamente, mesmo limitados por uma área finita. Esses padrões são gerados a partir de funções reais ou complexas que, aplicados de forma interativa, produzem resultados impressionantes , considerados por muitos de uma beleza incrível. Além de apresentarem características comuns como a auto-semelhança , a dimensionalidade e a complexidade infinita , Mandelbrot constatou também uma curiosa e interessante relação entre os fractais e elementos encontrados na natureza.
( Fonte: Portal Educacional do Estado do Paraná__Dia-a-dia Educação )





Nenhum comentário:

Postar um comentário