sábado, 30 de maio de 2009

Transposição Didática_TP1 Unid4 Profª Andréia

Para a realização dessa atividade , foi disponibilizado o material ( revistas, jornais, etc.) pela professora e o mesmo foi organizado na sala de aula, de modo a possilitar que os alunos fizessem uma análise dele e tirassem suas conclusões , fazendo inferências sobre conceitos matemáticos.

Os alunos foram estimulados pela professora a procurarem nesse material exemplos de uma situação interessante que apresentasse um gráfico de colunas, inclusive que um desses gráficos apresentasse valores negativos.

Os alunos foram incentivados pela professora a operar com os números negativos de modo natural, seguindo seus próprios raciocínios.

Ainda que este conteúdo não faça parte do conteúdo programático para o 6º ano, através da intervenção necessária da professora Andréia , os alunos puderam compreender e construir esse conceito.


Atividade desenvolvida pela professora cursista Andréia Sachetto Henriques com a turma do 6º ano na Escola Municipal Antônio Ribeiro Barroso-IDAIC


Transposição Didática_ TP1 Unid4 Profª Marina

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Transposição didática _ TP1 Unid2 Profª Marina


O que é o Gestar II ?


O GESTAR II - Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - é um programa de formação continuada, na modalidade semipresencial , destinado aos professores do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, em Língua Portuguesa e Matemática.

O Programa é um conjunto de ações pedagógicas, que incluem discussões sobre questões prático-teóricas.

A Proposta Pedagógica de Matemática do Gestar II é estruturada a partir de três eixos:
* Conhecimentos Matemáticos;
* Conhecimentos de Educação Matemática;
* Transposição Didática.

Abordaremos aqui, nesse espaço virtual, as atividades desenvolvidas por nosso grupo de professores na área de Matemática.